Vice-prefeito de Paraíso do Sul confessa que atropelou trabalhador e familiares da vítima organizam protesto

Lenon de Paula

Vice-prefeito de Paraíso do Sul confessa que atropelou trabalhador e familiares da vítima organizam protesto
Willian Orquiz, 32, morreu após ser atropelado na última quinta-feira no km 181 da RSC-287 (foto). O prefeito em exercício de Paraíso do Sul, Arnildo Schünemann (PDT), confessou ter atropelado o funcionário da empresa de alimentos. Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)

Um protesto em memória de Willian Dagmar da Silva Orquiz, 32 anos, vítima de um atropelamento na noite da última quinta-feira (17), em Paraíso do Sul, está sendo organizado por familiares, amigos e colegas. A manifestação ocorrerá às 15h45min de sexta-feira (25) na Rua Max Retzlaffem, em frente à prefeitura da cidade.

– Queremos visibilidade por justiça. A proposta é que seja uma manifestação pacífica em memória do Willian. Ele era um cara muito querido por todos. Uma pessoa de luz que todo mundo gostava. Sempre pronto para ajudar todos – declara Ederson Santos, 42, primo e colega de trabalho de Willian na empresa Dickow Alimentos.

Por volta das 23h de quinta-feira, Willian morreu após ser atropelado por uma caminhonete Volkswagen Saveiro branca que teria fugido do local indo em direção a Novo Cabrais. O prefeito em exercício de Paraíso do Sul, Arnildo Schünemann (PDT), confessou ter atropelado o funcionário da empresa de alimentos.

Arnildo havia assumido o cargo na mesma quinta-feira em que ocorreu o acidente, em substituição ao prefeito Artur Ludwig (PDT), que está de férias. Na manhã do dia seguinte, Arnildo teria se apresentado voluntariamente na delegacia local e, conforme relatos, não teria aparecido para trabalhar na prefeitura.

Prefeito em exercício alega problemas de saúde mas não apresenta atestado

Conforme relatos, circularam pela cidade rumores de que Arnildo teria renunciado ao mandato, pois não teria ido trabalhar desde a última sexta-feira (18). A presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Paraíso do Sul, Patrícia Parreira (MDB), afirmou ter conversado por telefone com o secretário de governo, Flavio Vilmar Agne, para saber a situação das atividades. Agne teria informado que Arnildo tem trabalhado de casa por problemas de saúde. No entanto, não há informações sobre qual doença seria, tampouco foi apresentado atestado médico.

– Se há um problema de saúde, deveria haver um atestado médico ou algo que ampare a decisão. Esse problema de saúde do vice-prefeito por ora a gente ainda não teve comprovado. Enquanto representantes do poder legislativo, seguiremos acompanhando e fiscalizando – declarou Patrícia.

Confira a entrevista com a presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Paraíso do Sul, Patrícia Parreira (MDB)

Informações extraoficiais dão conta de que há a possibilidade do prefeito Artur Ludwig antecipar seu retorno das férias e retornar ao cargo nesta quinta-feira (24). A reportagem ligou para Ludwig, mas não conseguiu contato. Até o momento de publicação desta reportagem a prefeitura de Paraíso do Sul não tinha se manifestado sobre o caso. A reportagem também igou na tarde desta quarta-feira (23) para Arnildo, mas ele não atendeu a ligação.

O que dizem as investigações e o investigado

A delegada Carla Dolores Castro diz que quatro testemunhas já foram ouvidas pelas investigações e a caminhonete foi apreendida e encaminhada para perícia. Segundo Carla, o autor confesso teria alegado ter fugido do local por medo de que a situação se tratasse de um assalto. Porém, a delegada não confirmou o nome do vice-prefeito.

Já a defesa de Arnildo se manifestou por meio de nota à imprensa.

O Sr. Arnildo Alberto Schünemann se envolveu no último dia 17 de novembro em um acidente trânsito, que infelizmente culminou na morte de William Dagmar da Silva Orquiz. Prestou voluntariamente todos os esclarecimentos à autoridade policial do município de Paraíso do Sul, ficando à disposição daquele órgão para eventuais outras explicações. Lamenta o ocorrido e se solidariza com a família da vítima.

Willian Dagmar da Silva Orquiz, 32 anos, trabalhava em uma fábrica de alimentos, e havia completado 10 anos de empresa dois dias antes do acidente. Foto: Arquivo pessoal

Homenagem

A família de Willian Dagmar encaminhou à reportagem uma nota de pesar pelo falecimento.

Você partiu sem aviso, sem tampouco nos permitiu lhe dizer adeus … Tão cedo e tão de repente com a vida toda pela frente. A revolta, a tristeza, o desespero, a recusa em aceitar o inevitável está grande. Jamais iremos superar a sua perda. Ficam as lembranças, recordações de quão boa pessoa foi, alegre, prestativo, íntegro, amigo, companheiro, irmão e bom filho. A dor da sua partida tão precoce, aos poucos vai se transformar em saudade, e o mais doloroso nesta saudade é saber que jamais terá fim. Com muito amor e saudade, hoje e para sempre, desejamos que esteja em paz. E que a justiça seja feita.

Assinam os irmãos Everton Orquiz, Emilin Orquiz, Cauham Orquiz, Antônio Orquiz e os pais Rovane e Maria.

* Colaborou Gilberto Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

2ª edição do “Santa Música Festival” está com inscrições abertas Anterior

2ª edição do “Santa Música Festival” está com inscrições abertas

Gabarito do Enem 2022 é liberado Próximo

Gabarito do Enem 2022 é liberado

Geral